top of page

Criando uma rede colaborativa de relacionamentos na medicina

Atualizado: 9 de jul. de 2019

#Networking, uma rede de relacionamentos onde todos devem ganhar.O mercado atual aponta que após a graduação e com a nossa entrada no mercado de trabalho, vamos atuar em pelo menos mais 6 empregos distintos durante nossa carreira. Isto hoje, mas acredito que será mais! Eu, você e todos que estão entre os 25/35 anos já experimentamos um percurso de carreira totalmente diferente da que os nossos pais ou avós viveram (ou vivem).Tenho quase 10 anos de formado e de lá até hoje já atuei em pelo menos 4 atividades diferentes, todas elas com a medicina como base: assistência médica, gestão, ensino médico e consultoria/mentoria médica. Isto não é mérito meu! Aposto que se você está nesta faixa etária, também vai comentar aqui nesta postagem sobre suas duas, três ou mais experiência profissionais que já teve, apesar da pouca idade.

Sobre este tema, muito eu poderia falar, mas agora quero destacar uma variável que temos grande influência em melhorar e da qual surgem grandes oportunidades para nossas carreiras: A NETWORKING.


Se você cultiva a manutenção de contatos, mesmo sem que necessariamente haja relação de amizade no sentido mais próximo, você gera a sinergia necessária para que todos da rede de relacionamentos obtenham benefícios, sobretudo os clientes/pacientes, que, se for o caso, terão benefícios de serem atendidos por colegas de competência validada por outros.


Fortalecer a Networking é dar e receber valor (eu disse “VALOR” e não dinheiro). A rede de relacionamentos na medicina viabiliza encaminhamentos a outras especialidades e profissionais que atuam fora da sua alçada, abrem porta para recolocação profissional de forma mais ágil, elevam as chances de você ocupar os melhores postos de atuação.Pense sobre isso e deixe seu comentário.Em seguida ainda nesta postagem, veja minhas recomendações sobre como montar uma boa rede de relacionamentos na medicina.Obs.:


As 10 fotos deste post que fiz no Instagram, foram momentos em que me tornei melhor e também contribui para que as pessoas ao meu redor evoluíssem, consequentemente, momentos de criação e fortalecimento de Networking.Agora, conforme prometido, deixo uma lista comentários preciosos para que você possa considerar e quem sabe, já começar a colocar em ação. Funcionam para mim, podem funcionar para você.

MINHA LISTA DE BOAS PRÁTICA PARA CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA REDE COLABORATIVA DE RELACIONAMENTOS NA MEDICINA
  1. Não adianta buscar novos contatos se você não tem uma boa relação com os atuais, então um bom primeiro passo e nutrir sua rede atual com a sua atenção;

  2. Fique atento na resolução de problemas que não são seus. Com isso você passa a gerar impacto positivo no seu meio e de maneira natural, você passará a ser mais lembrado;

  3. Seja sincero nos seus relacionamentos e afaste o pensamento competitivo onde um ganha em detrimento de outro. Dê lugar ao pensamento criativo, onde todos podem ser beneficiados;

  4. Valorize cordialidade diária através de gestos simples… sorriso, aperto de mão, bom-dia;

  5. Seja interessado pelo projeto que aquela pessoa te apresenta;

  6. No mundo cada vez mais conectado digitalmente, tenho recomendações adicionais que são especialmente aplicáveis aqui nas redes sociais:

  7. Não existe “rede social pessoal” Vs “rede social profissional” … o que existe é um posicionamento que você assume e quer você queira ou não, você está sendo constantemente avaliado e atraindo sua rede.

Não é que você tenha que assumir um personagem nas redes sociais, mas saiba que seu conteúdo vai gerar sua audiência… ou seja, o que você publicar vai atrair coisas similares.Quer exemplos?Se você publica festas, você receberá mais convites para festas… isto é ótimo se este é seu objetivo! Se você posta conteúdos educacionais, você será requisitado palestras, aulas, cursos, terá mais pacientes interessados etc. Se você fala sobre política, você vai segmentar partidariamente sua rede.Não existe certo ou errado! Entenda… o que existe é a consciência e a atuação estratégica e esta é a palavra. Insira ESTRATÉGIA no seu posicionamento.Meu posicionamento estratégico nas redes sociais é mais direcionado aos conteúdos de Carreira Médica, Investimentos e afins que envolvem médicos(as) e estudantes de medicina. Os conteúdos que publico, fortalecem a percepção de autoridade sobre os temas que trato, sobre sua mente. Isto aumenta nossa conexão e é muito provável que se eu precisar de você para alguma demanda profissional ou pessoal, você responderá positivamente de forma ágil, para atender minha solicitação. Você faz parte da minha Networking. Se você não concorda com esta afirmação, é sinal de que eu não gerei tanto valor par a você ainda. A medida que eu entregar mais para você, você tende a entregar mais para mim… isto é RECIPROCIDADE.O Linkedin, sobretudo, mas não exclusivamente, possibilita a criação de grupos. Neles você poderá interagir, gerar valor para os participantes e eventualmente captar valor do grupo, em seu benefício.


Ao chegar nas pessoas vá com propostas e ideias e não com pedidos. Não busque ser o que você não é… nem aqui no digital, nem no presencial. Acredite, nós humanos somos especialistas em identificar fingidores.


Você tem recomendações adicionais ou alguma experiência que envolve Networking?Deixa aí na área de comentários para que possamos continuar!Gere valor para esta nossa conversa!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page